Parece ontem, que num dia quente de verão, ouvi pela primeira vez uma voz que ecoava daquele velho toca-fita do “Del Rey” acinzentado do meu tio, era ela, Janis Joplin , que acompanha meus momentos até os dias atuais.
Lembro-me que a música que tocava era “Piece of my heart”, a primeira impressão, eram apenas belos gritos, mais aos poucos, ia me tomando uma sensação de liberdade ao misturar a música com o cheiro suave da brisa ainda morna no cair da noite, o verão era doce como a canela, e as crianças brincavam na rua, e o carro em frente à casa com as portas escancaradas, ecoavam altos agudos que aquela voz de alma negra transmitia pelo ar.
As pessoas não entendiam muito bem, somente alguém muito sensível mesmo , pode enxergar através da música os acontecimentos da vida.
Janis Joplin virou lenda , muito pouco se sabe sobre sua origem, sua letras eram histórias , auto biografias, muitas vezes ela desabafou em sua letras, sua grande biografia não esta nos livros e nem no cinema , mais sim nas suas canções que muito dizem sobre ela, a cada álbum é um capitulo...
Janis Joplin tem uma discografia muito linda e grande, mais o álbum considerado sua obra-prima é o “Pearl”, sua obra Póstuma, no qual existe uma música chamada “Buried Alive in the blues” somente o instrumental, teria ela colocado sua voz, mais sua estranha morte num hotel da Califórnia, a impediu de gravar sua voz na ultima música que faltava pra completar o álbum, nem teve a felicidade de ver seu disco sendo aclamado pelo público , ela morreu em 1968, o álbum só foi lançado em 1970...
“Bem, a febre da noite, ela queima o amor próprio da mulher, aquelas chamas quentes e vermelhas tentam empurrar o velho amor pra fora.Uma mulher solitária, ela é vítima do homem dela , sim ela é. Quando ele não consegue estimular o próprio caminho dele , bom Deus, ela faz o melhor que ela pode. Uma mulher solitária, Deus, que solitária garota.”
A woman left lonely.... Janis Joplim (Album Pearl)
Por Juh Amaral....
2 comentários:
Janis Joplim
A_D_O_R_O
Lembro-me dessa grande intérprete em sua vinda ao Brasil. Usando a piscina do Copacabana Palace perfeitamente nua, foi ela severamente advertida e censurada. Em sua ânsia de atingir, talvez, o absoluto, ela apelou pelas drogas alucinógenas e com elas tanto se envolveu que confundiu seus efeitos com a triste realidade em sua passagem pela vida. Como outros talentos tão promissores quanto o dela, aquela década se destacou em seu afã de ceifar preciosas vidas.
Postar um comentário